06 janeiro 2010

A VISÃO DE ISAÍAS (Isaías 6.1-8)

A VISÃO DE ISAÍAS (Isaías 6.1-8)

 

- "No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado".
- Isaías descreve uma visão que teve.
- A visão que teve Isaías ocorreu no ano em que morreu o Rei Uzias, (742 a.C.) - talvez a experiência da morte do Rei produziu um senso de vazio, que o levou ao Templo em busca de consolo.
- No Templo, Isaías teve uma grande visão de Deus, que culminou com sua chamada profética. 

- Examinando isto, você também deve entender que:
1. VOCÊ PRECISA TER A SUA VISÃO DA SANTIDADE DE DEUS
- V.2, 3: "No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis asas: com duas eles cobriam o rosto, com duas cobriam o corpo e com as outras duas voavam".
- Os anjos (Serafins, classe especial de anjos, como são os Querubins), declaravam que Deus é Santo por três vezes. 
- Esta é uma grande revelação do caráter de Deus: a sua santidade. 
- A idéia básica de Santidade é "separação", ou seja, Deus está separado e acima de sua criação.
- Isaías chama Deus de "O Santo de Israel", em 1.14: "Ai desse povo mau, dessa gente cheia de pecados! ...rejeitaram o Santo Deus de Israel e viraram as costas para ele". 
- Em 5.19 também fala de Deus como "o Santo Deus de Israel". 
- Tal aspecto do caráter de Deus, O coloca acima de sua criação, separado das coisas criadas.
- O salmista Asafe declarou no Sl 77.13: "...Não há deus que seja tão grande como o nosso Deus".
- Amado, nós precisamos ter isto no coração: Deus é elevado, é absolutamente santo - não há outro tão grande como Ele; por isso, que meu pecado sempre irá ofendê-lO! ...minhas mentiras, minhas atitudes desonestas/imorais, minhas palavras impuras... tudo isso ofende a Deus e nos priva de agradá-lO.
- Então, quando Isaías viu a santidade de Deus, ele pode ver que precisava também, santificar-se, para ser usado no ministério profético.
- Amado irmão, isso também se dá conosco: Não podemos servir a Deus com perfeição, se nos falta santidade.
- Você pode ter o microfone na mão, você pode levantar no seu lugar e cantar, você pode tocar os instrumentos da igreja, pode dançar, pode ensinar... mas se não tiver santidade, nada disso será agradável para Deus.
- Por isso, a fim de ser usado por Deus, é preciso primeiro que você tenha a sua própria visão da santidade de Deus.

- Pela experiência de Isaías, entenda também que:
2. VOCÊ PRECISA TER A SUA VISÃO DA GLÓRIA DE DEUS
- V.3: "Eles diziam em voz alta uns para os outros: "Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!".
- No texto são os anjos Serafins que estão proclamando a "Glória de Deus". Veja a expressão: "Toda a terra está cheia de sua glória" ...Isaías podia perceber uma pequena demonstração desta glória ali dentro do Templo. 
- O termo "Glória de Deus", vem da palavra hebraica "Shekiná", uma palavra que descreve a "refulgente", a "magnitude" da manifestação divina.
- A Glória de Deus é manifestada em toda a natureza: o Sl 19.1 diz: "Os céus declaram a glória de Deus". No dia em que o nascimento de Jesus foi anunciado trazendo salvação, uma multidão de anjos louvou a Deus dizendo: "Glória a Deus nas alturas".
- Essa glória de Deus apareceu para Moisés. Ele apascentava o rebanho de Jetro e quando chegou a um monte chamado Horebe, apareceu um anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, viu que a sarça ardia no fogo e não se consumia.... era a glória de Deus manifestada!
- Salomão, certa vez, acabando de orar, viu um fogo descer do céu e consumir os sacrifícios. A Bíblia diz que naquela hora a glória de Deus encheu a casa e todos os filhos de Israel se prostraram com o rosto em terra e adoraram e louvaram ao Senhor.
- No Apocalipse lemos de João, que diz: "Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmírna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; e no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: - - Não temas; Eu sou o primeiro e o último". Aleluia!
- Deus quer manifestar a Sua glória sobre você, hoje!
- Quantos crêem nessa possibilidade, digam: "Amém"!
- É importante que você creia na vontade de Deus envolver você com a Sua glória, luz e poder!
- Por exemplo: você crê em anjos? Crê que eles existem e que são enviados de Deus como portadores de bênçãos? Você crê?
- Então: Você crê no sobrenatural de Deus? ...você também precisa ter a sua visão da glória de Deus!
- Como Isaías teve uma visão da santidade de Deus, da glória de Deus, junte a isto que:


3. VOCÊ PRECISA TER TAMBÉM A SUA VISÃO DO PECADO
- V.5: "Então eu disse: - Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso!".
- Quando alguém contempla a glória de Deus e tem uma percepção da santidade de Deus, depois, acaba olhando para si mesmo e vê a sua miserabilidade. 
- Quando você contempla a glória de Deus e vê o quanto Ele é santo, o seu pecado aflora. Sua vida fica nua e patente aos olhos de Deus. 
- Foi assim com Moisés. Deus lhe falou: "Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá".
- Abraão, quando estava diante do Senhor, reconheceu a si mesmo, como sendo pó e cinza, e disse: "E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza".
- Jó falou da sua profunda consciência de culpa quando reconheceu a santidade e majestade de Deus. Ele disse: "Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza".
- Amado: Deus quer mostrar a você nesta noite a Sua glória. Mas, prepare-se, pois seu corpo mortal não poderá resistir - seu pecado terá que ser deixado, abandonado, renunciado...
- Você está disposto?

- Examinando a experiência do profeta Isaías, entenda ainda que:
4. VOCÊ PRECISA TER A SUA VISÃO DA PURIFICAÇÃO
- V.6,7, "Aí um dos serafins voou para mim, segurando com uma tenaz uma brasa que havia tirado do altar. Ele tocou a minha boca com a brasa e disse: - Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados. ".
- Isaías não foi expulso da presença do Senhor em função de sua natureza pecaminosa - a mesma visão que lhe intensificou o sentido do seu estado pecaminoso, lhe deu a certeza de que seu pecado foi perdoado, seu coração purificado.
- Um daqueles Serafins tomou uma brasa viva do Altar e tocou nos seus lábios impuros, purificando-os com o fogo.
- O fogo é descrito na Palavra de Deus como elemento purificador: Nm 31.23 diz: "Tudo o que o fogo não destrói, como ouro, prata, bronze, ferro, estanho e chumbo, deverá ser purificado pelo fogo". 
- Ml 3.1.3, "O Senhor Todo-poderoso diz: Eu enviarei o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E o Senhor a quem vocês estão procurando vai chegar de repente ao seu templo. E está chegando o mensageiro que vocês esperam, aquele que vai trazer a aliança que farei com vocês. Mas quem pode agüentar o dia em que ele vier? Quem ficará firme quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo,para nos purificar... ele se sentará para purificar os sacerdotes, os descendentes de Levi, como quem purifica e refina a prata e o ouro no fogo. Assim eles poderão oferecer a Deus os sacrifícios que ele exige".
- Para ser totalmente limpo, é preciso passar pelo batismo de fogo, (João Batista dizia, em Mt 3.11: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo" = arrependimento.
- Amado: Você é precioso para Deus, sua vida é como ouro para Ele, mas o verdadeiro valor do ouro somente se revela após ter sido refinado pelo fogo.
- Hoje você deve passar pela purificação. Amém? Diga: "Hoje, se Deus pôr as mãos em mim, eu deixo. Não farei resistência".

- Finalmente, entenda também que:
5. VOCÊ PRECISA TER A SUA VISÃO DO SERVIÇO
- V.8, "Em seguida, ouvi o Senhor dizer: - Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: - Aqui estou eu. Envia-me a mim!". 
- Devemos notar que o preparo para o serviço do Senhor, passa por várias fases em nossa vida cristã: A primeira é que precisamos estar com o Senhor, contemplar sua glória e santidade. Depois passamos pela fase do reconhecimento de que somos pecadores e precisamos ser tratados ao nível de nossos pecados. Depois vem o serviço. 
- Deus não "empurra" ninguém para a sua obra. Ele Chama: "A quem enviarei?" "Quem é que eu vou enviar?". 
- Sua chamada espera uma respostas: "Eis-me aqui, envia-me a mim". 
- Porém o Senhor exige que aqueles que se engajam em sua obra, o façam com todo desprendimento possível.
- Lemos em Mt 4.18-22 que: "...Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; e disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; e chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no". 
- Mais adiante, o texto de Mt 9.9, diz: "E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu". 
- Em Lc 9.57-62 está escrito: "E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus".

Conclusão
- Amado, Deus quer usar você para abençoar a igreja, abençoar sua família, abençoar a cidade, abençoar a terra inteira...
- Porém, Deus não vai usar você na posição em que você está. 

- Mas...

1. VOCÊ PRECISA TER A SUA VISÃO DA SANTIDADE DE DEUS
2. VOCÊ PRECISA TER A SUA VISÃO DA GLÓRIA DE DEUS
3. VOCÊ PRECISA TER TAMBÉM A SUA VISÃO DO PECADO
4. VOCÊ PRECISA AINDA TER A SUA VISÃO DA PURIFICAÇÃO, e
5. VOCÊ PRECISA TER A SUA VISÃO DO SERVIÇO

- Tenha, agora, um encontro com Deus no Altar e contemple Sua glória e majestade;
- Seu pecado precisa ser exposto diante dEle para ser purificado,
- E agora, você está pronto. Amém?
- Então, tenha uma contemplação de Deus agora.
- Confesse a Deus o seu pecado.
- Entregue-se a Deus e esteja disposto a trabalhar para o seu serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário