22 setembro 2009

AS PALAVRAS DE JESUS

- Poucas palavras foram proferidas por Jesus na cruz. Não foram palavras de amargura, de covardia, de frustração ou de maldição. Numa situação tão adversa, o que é que Jesus falou? Vejamos...

1. Fala com o Pai:

1.1. "Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem" (Mt. 23.34)

1.2. "Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?" (Mc. 15.34)

- O desamparo de Deus não foi um sadismo, não foi insensível, antes foi necessário, ainda que momentaneamente, para ensinar ao mundo que Deus, sendo luz, não se comunica com as trevas (Jesus se fez pecado).

1.3. "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc. 23.46)

2. Fala com o Próximo:

2.1. "Hoje estarás comigo no paraíso" (Lc. 23.43)

Fala de vida eterna, de esperança.

2.2. "Mulher, eis ai o teu filho" (Jo. 19.26); e "Eis ai a tua mãe" (Jo. 19.27)

- Fala dirigida a sua mãe e ao seu discípulo amado: João. Uma fala de cuidado pessoal e amoroso.

3. Fala Consigo Mesmo:

3.1. "Tenho sede" (Jo. 19.28)

- Uma citação do Salmo 69.21, onde se vê a humanidade de Jesus, que era "como nós" (Heb. 4.15).

3.2. Está consumado" (Jo. 19.30)

- Uma palavra que encerra uma história de luta contra a incredulidade, a inveja, a indiferença e o próprio satanás (Gn. 3.15). Uma palavra que fala de alvo alcançado e de vitória. Vitória para Cristo, ao retornar aos céus, grande deve ter sido a recepção. Vitória para a humanidade, se Cristo não houvesse completado seu plano de salvação, não seríamos redimidos.

Um comentário:

  1. arabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Saudações fraternas!

    ResponderExcluir