06 setembro 2009

O MELHOR AMIGO (João 15.13-15)

- Reconhecemos, à nossa volta, diversos tipos de amizades. As pessoas são amigas de políticos, do dinheiro, da fama, do mundo, dos prazeres carnais, de si mesmos etc. Em meio a tudo, Jesus se destaca como o melhor amigo.

1. O desafio do melhor amigo

1. Jo 15:13 - Ele ama mais do que qualquer outro: Até hoje não houve alguém, que se diz amigão, estar pronto para sofrer, chorar, sorrir, ajudar e morrer por um amigo, mas sim se desvia para não ser o amigão. Cristo nunca se desviou de seus amigos, mas sempre estava junto para ajudar, consolar, chorar, sorrir e até morrer por eles.

2. I Jo 3:16/Jo 10:11,15 - Ele deu a vida por amor à nós: Os que se dizem amigos, na hora da prova demonstram que são amigos da onça pois dizem: "Amizade, amizade, negócios à parte". Com essa frase reconhecemos que amigo mesmo não há. Mas Cristo além de ser o bom pastor que cuida de suas ovelhas, Ele demonstra o seu amor aos seus amigos.

3. Tg 4:4/ I Jo 2:15 - Ele exige a prioridade do nosso amor: Quando se tem um amigo, exige dele uma prioridade, mas a prioridade não está na amizade, mas sim no interesse como: carro, roupas, dinheiro, etc. Mas Cristo exige a prioridade, que os admiradores da "amizade do mundo" não considerados "seus", mas aos que se entregam para a amizade de Cristo, esses são os "seus".

2. A exigência do melhor amigo

1. Jo 15:14 - Devemos fazer tudo o que Ele nos manda: Quando fazemos o que Jesus manda, nos tornamos os seus amigos, mas quando não o fazemos, através disso estamos declarando que Jesus não serve para ser nosso amigo.

2. Jo 14:21 - Devemos crer que Ele se manifestará a nós: Pois se cremos verdadeiramente em Cristo, somos considerados amigos de Deus, pois se amamos a Cristo, o Pai celestial nos ama e revelará o seu filho Jesus para nós, pois conquistamos a sua amizade.

3.Mt 28:20/ I Jo 3:24 - Devemos crer que Ele está conosco: Para termos esta certeza, basta guardarmos o que o Senhor Jesus nos ordena: os mandamentos, os estatutos, pois assim estaremos nele e Ele conosco até a consumação dos séculos.

3. A oferta do melhor amigo

1. Jo 15:15 - Ele quer que saibamos o que Ele faz: Se somente formos servos de Jesus, não conheceremos as coisas maravilhosas que Ele quer nos revelar, pois o servo só recebe ordens e não participa das mesmas coisas do que o seu Senhor.

2. Jo 15:15 - Ele quer nos revelar o Pai: Jesus quer que nos tornemos amigos para que Ele possa revelar o Deus todo poderoso para nós, pois Ele não é egoísta, mas quer repartir conosco tudo o que Ele tem.

3. IJo 2:20 - Ele quer que tenhamos unção e conhecimento: Se tivermos a unção de Cristo, os mistérios e maravilhas de Deus, teremos o conhecimento e seremos chamados de amigos de Crsito.

CONCLUSÃO

- Tomemos posse, portanto, das bênçãos espirituais e materiais que nos podem ser concedidas por Jesus Cristo, nosso melhor amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário