26 setembro 2009

IGREJA PARA SE VIVER COMO CORPO

PRIMEIRA CORINTIOS:12:12-31

O que você faz?- Diferentes habilidades. Qual é o seu disfarce? Discípulo de Jesus habilmente disfarçado de Pastor Batista.

AT. A IGREJA É LUGAR PARA SE VIVER COMO CORPO. Paulo nesta ilustração nos dá alguns PRINCÍPIOS para termos uma clara compreensão desta verdade:

1. NÃO SE NEGAR AO CORPO DE CRISTO vers. 14-16

Dramatizar a respeito de um corpo dividido: uma perna vai para lá e outra para cá..

Há varias razões embora injustificadas, e uma justificada pelas quais alguém se recusa a participar da vida do corpo.

1.1. Não pertence ao corpo. Esta é a única razão válida para não participar da vida do corpo. Pois está fora do corpo, isto é, não tem vida do corpo nem pode dar vida ao corpo;

1.2. A supervalorização do que realmente a pessoa é. São pessoas que se consideram tão importante que a igreja não merecem o privilegio da sua participação;

1.3. O excesso de timidez. O medo de se expor, de mostrar as suas limitações, angustias, temores, falhas, etc.

1.4. Sonhar alto. Estas pessoas raciocinam da seguinte maneira: “Se eu não fizer como fulano...”; “se não ocupar tal cargo...” nada farei

1.5. Fantasmas das mazelas. São aqueles que por razões de magoas invejas, intriga, disputas, etc. Deixam de servir

O PRNCIPIO BIBLICO É CLARO: No Corpo de Cristo todos os membros são necessários. Nenhuma parte tem o direito de se negar ao corpo. No corpo humano quando uma célula deixa de trabalhar ou funcionar, as demais células dobram os serviço para suprir falta daquela.

ILUSTRAÇÃO: A parábola dos talentos. Não há porque temer, inteligência e criatividade nos temos, pois somos capacitados pelo prórpio Deus

2. NÃO OCUPAR TODOS OS ESPAÇOS NO CORPO DE CRISTO vers.17-20

Ilustração: Certo pastor ao assumir uma igreja descobriu que o vice-presidente, era diácono, líder dos embaixadores, professor de adolescentes, cantava no conjunto e foi relator da comissão de sucessão pastoral.

Todos precisam participar os introvertidos e extrovertidos. Deve-se ter o cuidado em ocupar espaço que não lhe é permitido ou capacitado pêlos dons. Exemplo: Diotrefes em 3ªJoão

Não todos os crentes são iguais. Somos diferentes. Você é único destinado a ocupar um espaço selecionado só para você.

3. NÃO SE TORNAR INDEPENDENTE NO CORPO DE CRISTO Vers.21-24

Há duas formas de um membro do corpo tornar-se independente. Primeiro ele age duma forma individualista, achando que não depende de outros membros do corpo, assim resolvem de dar o grito de independência ou morte. Cf. vers.21 “...não tenho necessidade de ti.”

Em segundo lugar pelo desprezo a determinadas funções se isolam das pessoas que ocupam estes ministérios. Pensa-se que são funções menos honrosas, mas a bíblia diz no vers.22 “Antes os membros do corpo que parecem mais fracos são necessários...”

4. NÃO PERMITIR AS DIVISÕES NO CORPO DE CRISTO vers.24b –27

Este é um dos grandes desafios para a igreja de Cristo, testemunhar da unidade do Espírito. Assim ela deve esforça-se ao máximo para apresentar esta comunidade coesa. Nada deve nos levar a quebrar a comunhão ou fraternidade cristã: costumes, tradições, hábitos litúrgicos, etc. Desmoronam com o corrr dos anos, mas a unidade do Corpo de Cristo sempre deve haver manifestações desta unidade.

DEVEMOS CONSIDERAR O ANTIGO NUMA NOVA PESPECTIVA

DEVEMOS RECEBER O NOVO SEM FOBIAS

A DEMOSTRAÇÃO DO AMOR Vers. 25-27

4.1.A Demonstração do amor passa pela verbalização

4.2.A Demonstração do amor passa pelo toque

4.3.A Demonstração do amor passa peloa atitude concreta da vida

5. NÃO ESQUECER QUEM NOS ESTABELECEU NO CORPO DE CRISTO Vers 28-30

Os ministérios e os dons são os lados da mesma moeda. Deus convoca e capacita com os dons para o serviço a todos os cristãos. Aqui não há férias nem descanso ou esperar como é que fica.

O texto mostra claramente que Deus cria a unidade e a diversidade. É Deus que forma o corpo e Ele mesmo estabelece a diversidade de serviços e dons cabe a cada um descobrir o seu serviço e lugar no corpo.

Existe muito descaso a estes ministérios-dons. Não é o pastor que será beneficiado com o exercícios dos dons-minsiterios-serviços, mas é o corpo de Cristo o maior beneficiado. OBSERVE: Deus estabeleceu na igreja as pessoas determinadas para funções determinadas e estas funções devem ser executadas até quando o cristao sair da igreja (morte), não deve ser “eleito” de ano em ano. O texto é claro “Deus estabeleceu...”


PESSOAS CERTAS.... NOS LUGARES CERTOS PELAS RAZÕES CERTAS...

A IGREJA É O LUGAR PARA SE VIVER COMO CORPO-

Princípios para compreendermos isto

1. NÃO SE NEGAR AO CORPO DE CRISTO

2. NÃO OCUPAR TODOS OS ESPAÇOS NO CORPO DE CRISTO

3. NÃO SE TORNAR INDEPENDENTE NO CORPO DE CRISTO

4. NÃO PERMITIR AS DIVISÕES NO CORPO DE CRISTO

5. NÃO ESQUECER QUEM NOS ESTABELECEU NO CORPO DE CRISTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário