28 fevereiro 2009

PASSOS PARA UM CASAMENTO FELIZ...

Passo 1- Nunca deixe Deus de fora.

É um triste engano achar que se pode ser feliz na vida conjugal sem Deus e sem os princípios estabelecidos por Ele. Se seu casamento está bom, ele pode ficar ainda melhor se você convidar Jesus para dentro dele. Se seu casamento não está bem, Deus tem a solução, a bênção, o renovo que ele precisa.

A Bíblia nos diz: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem."(Salmo 127:1,2)

Passo 2- Nunca fale de seu cônjuge.

Muitas vezes vejo pessoas falando mal de seu cônjuge com outras pessoas. O que elas desejam ou acreditam? Que os outros querem o seu bem?  ou desejam o fim de seus casamentos?

Passo 3- Nunca chame a atenção de seu cônjuge na frente dos outros.

Quem tem vergonha, não envergonha o outro. Quem tem princípios, os segue e um deles é que determinados assuntos devem ser tratados, resolvidos com a própria pessoa e não com a exposição do cônjuge ao ridículo, ou envergonhando-o.

Passo 4- Nunca levante  a voz.

A pior coisa para mim é lidar com pessoas que adoram gritos, que falam alto demais. Quando numa conversa uma pessoa se altera e levanta a voz, revela insegurança, ser controladora e desejar manipular a situação, ganhar a conversa no grito. Logo, seja comedido(a), e evite levantar a voz, pois a única coisa que se consegue quando se levanta a voz é que o outro se feche, se aborreça, evite falar ou no pior caso, discussão.

Passo 5- Nunca trate de assuntos conflitantes diante das crianças.

Poupe seus filhos de constrangimentos, de temores, de insegurança, porque tratar assuntos que podem levar à discussão em frente dos filhos é desejar que eles tenham problemas emocionais e problemas com os filhos leva ao esfriamento no casamento.

Mãe e filhos são quase sagrados e quando um dos cônjuges desrespeita um deles, está buscando encrenca.

Passo 6-Nunca diga: Nunca!

Tem esposo(a) que sempre diz: 'você nunca me ajuda! Você nunca se preocupa comigo! Você nunca pensa em mim! Você nunca procura o bem da nossa família!'. Se essas pessoas parassem para pensar veriam que são exageradas, que estão usando uma expressão exagerada para atingir o cônjuge e isso não leva a bons resultados. O 'nunca' de certas pessoas, nada mais é do que um 'às vezes'! Então mude o 'nunca' pela palavra certa.

Passo 7- Nunca tenha reservas de 100% de você

Casamentos felizes  acontecem porque os dois estão se dando 100%, sem reservas, para fazer o outro feliz.

Infelizmente tem pessoas que usam a desculpa do 'ninguém é perfeito, ninguém tem a capacidade de se dar cem por cento'. Se não tem, tente, simplesmente dê-se sem reservas e verá que o retorno será 100%.

Passo 8- Nunca deixe de ser você.

Tem gente que acha que sendo o outro, fazendo tudo que o outro quer o casamento vai funcionar. Ledo engano! As pessoas desejam, clamam por autenticidade, por verdade, por sinceridade. O melhor de você, é você mesmo, por isso, não perca tempo, não desperdice energia tentando ser quem você não é.

Não dê uma que você gosta de sobremesa de doce de abóbora, quando você não tolera nem o cheiro de abóbora.

Seja você mesmo(a) e seja da melhor forma.

Passo 9- Nunca deixe o lazer de lado.

Pessoas que têm bons casamentos levam o lazer a sério. Levam a sério saírem juntos ainda que seja para um fim-de-semana, uma vez por mês, mas o fazem e nunca usam a desculpa que não têm dinheiro. De que adianta trabalhar tanto e não ter um bom relacionamento com quem mais importa, seu esposo(a)?

Tem gente que trabalha tanto para ter para a família, que esquece da família ou não tem tempo para ela.

Tem gente que trabalha tanto para pagar as dívidas da família, mas que o débito com a esposa e filhos, só aumenta cada vez mais.

Não seja viciado em trabalho, seja viciado em relacionamento familiar, em lazer com quem realmente importa, sua metade (esposa) e seus filhos.

Passo 10- Nunca use sexo como uma arma.

Deus criou o sexo como uma bênção, como algo prazeroso, algo de grande importância no casamento.

Ao analisarmos o livro de Cantares, veremos que Deus planejou o sexo, para entendermos um pouco melhor o que significa ter uma relação íntima, mais chegada, uma relação de plenitude, de alegria e sendo assim, compreendermos o tipo de relação, ligação que Ele, como Pai, quer ter conosco. Embora o relacionamento com Deus seja infinitamente melhor, mais elevador, completo, Deus deu ao casamento o ato sexual, para marido e mulher serem um, se completarem, se doarem, se exporem, serem cúmplices, serem retro-alimentadores um do outro no que tange a emoção, ao espiritual, ao físico...etc

Infelizmente, muitos casamentos chegam ao divórcio por falta de sabedoria de um dos cônjuges com relação à vida sexual, porque muitas mulheres usam o sexo como uma arma para terem suas vontades satisfeitas, mas não as do marido. E isso vai criando um clima de amargura, rancor, ressentimento, ira.

Os melhores casamentos, são os melhores porque os cônjuges entenderam o papel e a importância do sexo.

Passo 11-Nunca ceda à Rotina

     São as pessoas que deixam a rotina entrar em casa, minar o relacionamento. Se você e sua esposa estiverem dispostos a ter um casamento feliz, assumam um compromisso de nunca se separarem, de buscarem a Deus para serem criativos, de viajarem todos os anos em lua de mel; se comprometam em satisfazerem, e não em matar, as fantasias amorosas ou sexuais do outro. Se comprometam em ser uma dupla invencível, assumam um compromisso um com o outro, de satisfazer um ao outro, de incentivarem um ao outro, fazendo crescer a amizade, a consideração, o respeito; desta forma, a rotina não terá vez, não se instalará.

     (De mandarem cartão de 'vez e sempre' um para o outro, de deixarem bilhetinhos calorosos na bolsa ou no bolso de um dos dois, de fazerem surpresas indo buscar no trabalho, convidando para fazer caminhada juntos, freqüentarem academia na mesma hora, etc.)

12- Nunca deixe de ouvir a sua esposa.

     É interessante como Deus deu à mulher um sexto sentido, como Deus deu à mulher uma percepção que o homem demora para ter. Deus deu à mulher uma intuição, que muitas vezes o homem não tem.

Por causa disso Deus disse que não era bom que o homem vivesse só e que lhe faria uma ajudadora, que lhe fosse compatível, idônea.

     Muitos homens perdem grandes negócios, não alcançam todo seu potencial, não prosperam, simplesmente porque acham que se ouvirem sua esposa estarão dando créditos à ela, estarão se mostrando fracos.

     Se você analisar a vida de grandes homens de negócios, grandes ministérios, todos esses homens levaram a sério ouvir seus gerentes, seus administradores, seus empregados, mas principalmente ouvirem o que a esposa tinha a dizer, o que ela pensava a respeito de certas decisões à serem tomadas.

     Se você é machista, se você acha que sua esposa não merece sua confiança, seu crédito, o que está fazendo com ela, e pior, porque casou com ela? Pense nisso!

     Creio que muitos outros "nuncas" poderiam fazer parte desta lista, mas coloquei esses aqui, na esperança de que você medite a respeito e  deixe Deus falar profundamente ao seu coração. Que Deus abençoe sua vida e família poderosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário